Vacina contra o coronavírus pode ter impactos econômicos importantes


Economia do mundo todo está começando a se recuperar

A economia do mundo todo está começando a se recuperar da crise oriunda da pandemia do novo coronavírus. No entanto, para que as coisas realmente possam voltar ao normal, parece o surgimento de uma vacina comprovadamente eficiente parece ser indispensável. 

Segundo a equipe de análise econômica do Banco Bradesco, ainda que alguns setores tenham voltado a funcionar quase que normalmente, as regras de flexibilização e o medo da população tendem a fazer com que os setores continuem crescendo mais devagar. 

Há riscos maiores

Os analistas apontam que esse tipo de recuperação, bastante lenta, assume uma forma de U. Ou seja, passaremos algum tempo em baixa até que a economia volte a crescer de forma adequada e constante, da maneira com que estávamos acostumados. 

Por outro lado, Nouriel Roubini, da Roubini Macro Associates, aponta para a possibilidade de esse crescimento ser em W. Ou seja, além de ser bastante lento, pode ser que, sem uma vacina, tenhamos outros momentos de queda, que derrubarão a economia.

Preocupação mundial

Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel tem orientado os cidadãos do país a não diminuírem os cuidados para com o coronavírus. O pais foi bastante atingido pela pandemia e agora começa uma lenta recuperação econômica. 

Os números de casos, entretanto, não segue uma queda linear e tem voltado a subir, com pequenas quedas. Isso demonstra que o cenário de instabilidade deverá perdurar por mais algum tempo, enquanto não houver medicação eficaz ou vacina. 

Desenvolvimento de Vacinas

No mundo todo há uma grande corrida em busca da vacina adequada para a Covid-19. A Rússia foi o primeiro país a anunciar que tinha conseguido uma forma de imunizar os cidadãos. No entanto, sem estudos adequados, ainda é vista com muita desconfiança. 

Já no Brasil a maior esperança é a vacina desenvolvida pela universidade de Oxford. Além dela, há também testes feitos em algumas cidades de uma vacina feita na China.

Em todos os casos, o Instituto Butantan afirma que está pronto para começar a desenvolver a vacina assim que ela for aprovada, para imunizar os cidadãos.