Setor de vestuário tem produção travada por ausência de matéria-prima


Segundo especialistas, o setor de vestuário, após a alta dos preços do arroz e do óleo, deve ser o próximo a dar um susto nos brasileiros, com o aumento de preços.

Segundo especialistas, o setor de vestuário, após a alta dos preços do arroz e do óleo, deve ser o próximo a dar um susto nos brasileiros, com o aumento de preços. As noticias que chegam confirmam essa ideia, já que as atividades estão paradas por falta de insumos. 

O setor passou praticamente 3 meses sem poder realizar vendas, em virtude da quarentena que deixava que apenas serviços essenciais funcionassem normalmente. Agora, com a retomada, o problema tem sido a falta de matéria prima para os produtos. 

Sem mais produtos entregues em 2020

O Grupo Pacífico Sul, uma das mais importantes indústrias têxteis do Brasil, com sede em Blumenau-SC, comunicou seus representantes que as vendas com entregas previstas para este ano devem ser encerradas no dia 20, pela falta de insumos. 

A Marisol Malhas, outra importante empresa do ramo, também informou que todas as vendas estão suspensas, mesma medida tomada pela Zatotti, uma fabricante de elásticos. 

Aumento de custos de produção

O desabastecimento da cadeia produtiva de vestuário tende a encarecer a produção de roupas, o que deve desembocar em peças mais caras em um futuro próximo. Os custos já estavam altos em virtude do dólar, que não tem previsão para parar de subir. 

Basicamente o que aconteceu foi que os produtores de algodão aumentaram os preços e, diante disso, as fiações deixaram de produzir fios, ou os produziram, com preços mais caros. Tudo isso junto pode ter um impacto forte nas próximas produções.

China também enfrenta problemas

Outro ponto de destaque é que a China também está com sua produção bastante comprometida e tem encontrado dificuldades para retomar a atividade a um nível anterior a pandemia. Mesmo assim, há exportações. 

Alguns distribuidores e fabricantes estão optando por importar materiais, via avião, mas tudo isso tende a encarecer o produto final que chegará ao consumidor. 

Para os próximos meses ainda não há expectativa de melhora ou de um aumento na matéria prima disponível. Da mesma forma, a alta procura tende a fazer com que os preços aumentem para o consumidor final.