Roupas ficarão mais caras em 2021


A indústria de vestuário ficou parada durante quase toda a pandemia do novo coronavírus.

A indústria de vestuário ficou parada durante quase toda a pandemia do novo coronavírus. Por isso mesmo, com baixo estoque de tecido e com a procura aumentando, os varejistas já estão encontrando dificuldades para encontrar produtos. 

Em alguns lugares os produtores não descartam, por exemplo, que falte algodão, matéria prima presente em quase todo tipo vestuário. Com tudo isso acontecendo, os preços das roupas tendem a ter uma alta significativa no próximo ano. 

Consumo acelerado

Se o período de quarentena foi de grande baixa, o que os comerciantes viram com o retorno da atividade econômica é que a procura por vestuário aumentou. Com isso, a indústria voltou toda a carga a procura de insumos, principalmente algodão. 

A indústria têxtil, defasada pelo tempo parado, aumentou o preço dos estoques que tinha disponível. No meio de tudo isso, chegou o período de renovação das coleções, que agora estão voltadas para o verão e as festas de fim de ano. 

Vai faltar algodão?

Segundo as entidades produtoras, não há risco de escassez do material no país. Porém, a tendência é que os preços fiquem mais altos até que a situação se normalize e todos os estoques estejam cheios. Isso não acontecerá do dia para a noite. 

A conta não bate

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil já viu que algumas produtoras de tecido já elevaram preços em até 40%. Assim, ainda que a venda de vestuário tenha crescido 25,2% no mês de junho, a conta ainda não bate. 

A situação piora porque o consumidor não tem condições de absorver todos esses aumentos. Além do desemprego em alta e na diminuição da renda, a inflação tem atingido diversos setores e o consumidor precisará fazer escolhas. Todos sairão perdendo. 

Questão de tempo

A situação é complicada para todos os envolvidos e tem a ver com a instabilidade causada pela pandemia. Sem saber como serão os próximos meses, os comerciantes não podem segurar o repasse dos valores, pensando nas vendas futuras.

Assim, para haver estabilidade será necessário tempo. Isso fará com que as vendas e a procura se estabilizem corretamente.