Recuperação econômica dos EUA dificultada pelo desempenho instável de Estados


Das muitas tragédias na epidemia de coronavírus dos EUA

Das muitas tragédias na epidemia de coronavírus dos EUA, entre as maiores está o fato de as quatro potências econômicas do país – Califórnia, Flórida, Nova Iorque e Texas – terem ido em direções opostas no início de uma resposta frequentemente politizada à crise.

A Califórnia e Nova Iorque, governadas por Democratas, atacaram agressivamente a propagação do vírus com lockdowns e outras medidas que pesaram sobre suas economias. 

O Texas e a Flórida, liderados pelos Republicanos, pelo contrário, adotaram uma abordagem mais descontraída.

Até ao momento, nenhum dos dois tem conseguido realizar o difícil ato de equilibrar e manter as infecções sob controle e, ao mesmo tempo, promover uma recuperação econômica rápida e acentuada.

Vírus político

O resultado: uma recuperação dos EUA prejudicada pelo fraco desempenho em quatro estados que representam cerca de 35% da produção econômica do país.

Nova Iorque obteve a única vitória singular na supressão do vírus. Mas a sua economia mantém-se nos calcanhares com uma taxa de desemprego que se situa em 15,9%, mais de cinco pontos percentuais acima da média dos Estados Unidos.

Os outros três continuam a lutar em ambas as frentes.

“A maioria das respostas tem sido uma grande decepção”, disse James Stock, professor de economia da Universidade de Harvard.

Para ele, um mundo “sem diversão” de envolvimento social limitado, testes generalizados para o vírus e o uso de máscaras ofereciam uma forma de resolver a crise de saúde e, em última análise, de corrigir a economia.

Essa foi uma receita que até Nova Iorque teve dificuldades para seguir, quanto mais toda uma nação sem uma resposta federal uniforme.

Números impalpáveis

Mais de 5,8 milhões de residentes nos EUA foram infectados com o coronavírus e mais de 179.000, mortos pela doença associada COVID-19.

Com o surto ainda a grassar a nível nacional, partes fundamentais da economia de Nova Iorque, como hotéis e turismo, não recuperarão.

Isto mesmo que as taxas de casos de coronavírus do Estado permaneçam sob controle, com apenas um punhado de mortes por dia.

As mortes diárias em cada um dos outros três grandes estados, entretanto, são mais de uma centena.