Ícone do site Jornal de Finanças

Petrobras reduz preço de diesel e gasolina a partir desta terça-feira

A Petrobras anunciou nessa segunda-feira (26) um novo reajuste realizado no preço dos combustíveis nas refinarias da empresa. A boa notícia é que haverá uma queda de 5% no valor da gasolina.

Outra boa notícia é que o diesel S10 e S500 terá uma queda de 4%. Os novos valores aplicados pela Petrobrás começarão a valer nesta terça-feira (27) e devem começar a impactar os consumidores nas próximas semanas. 

Redução do preço durante o ano

Com a pandemia do coronavírus e a quarentena forçada, houve uma redução drástica do consumo de combustíveis. Com a redução das compras e o aumento da quantidade de produto disponível no mercado, os preços caíram. 

Segundo a Petrobras, o preço médio do diesel da empresa para as distribuidoras passa a ser de R$ 1,69. Durante o ano, o valor do combustível já acumula uma queda de 27,3%.

No caso da gasolina, o preço médio pelo qual é vendido às distribuidoras passa a ser de R$ 1,66. A redução de 5% equivale e cerca de 9 centavos por litro. No ano, o combustível já acumula uma queda de 13,7% com relação ao preço cobrado no ano passado. 

Os preços variaram em 2020

A queda é uma boa notícia, mas não se sabe quanto tempo ela durará. A verdade é que, durante o ano, de acordo com as mudanças econômicas que ocorriam no mundo, diversos reajustes foram realizados, aumentando ou diminuindo o preço. 

No total foral 35 reajustes para a gasolina em 2020, sendo que 16 deles aumentaram o preço dos combustíveis e 19 diminuíram. No caso do diesel foram 28 mudanças, sendo 13 delas para cima e 15 trazendo o preço do produto para baixo. 

Fim da quarentena

Com o relaxamento da quarentena e o aumento da circulação de pessoas, o consumo de combustíveis aumentou. Ainda assim, os níveis estão abaixo daquilo que alcançavam no início do ano.

Com uma demanda menor, o valor dos combustíveis deve continuar em um patamar mais baixo. No entanto, é bom ficar de olho, pois a inflação está forte. 

Sair da versão mobile