Na segunda-feira (5) será comemorado o Dia da Micro e Pequena Empresa. Em um momento duro para economia como o atual, talvez muita gente não encontre motivos para comemorar. Mas o ano de 2020 será simbólico para todos que assim atuam.
Isso porque, em meio aos grandes desafios proporcionados pela Covid-19, as micro e pequenas empresas se demonstraram muito fortes. Só no Mato Grosso do Sul, o segmento responde por 34% do PIB do estado.
Além disso, de todas as empresas existentes no Mato Grosso do Sul, 88,5 são micro ou pequenas empresas.
Os pequenos movem a economia
Segundo dados da Receita Federal, no estado há 150,5 mil microempreendedores individuais, 89, 6 mil microempresas e 12,7 mil empresas de pequeno porte. Essas empresas são responsáveis por empregar mais da metade da população ativa.
Assim, no Mato Grosso do Sul os pequenos negócios servem como base para a economia. Somente agora, em que os impactos econômicos foram devastadores, muita gente se deu conta disso. Os pequenos negócios permanecem fortes, sempre lutando.
Como enfrentar a pandemia
Os meses de março e abril foram difíceis, mas logo os pequenos negócios começaram a se recuperar. Os últimos levantamentos têm demonstrado que o segmento tem se recuperado de forma gradual, ainda que lenta.
Outro ponto importante foi a forma de as pessoas se reinventarem. Novas medidas adotadas em cada local serviram para a retomada. Cautela, crédito, higienização, flexibilização e delivery viraram opção para o crescimento.
Com isso, novas alternativas foram encontradas e a situação melhorou um pouco. No entanto, ainda há um caminho muito grande a ser percorrido.
A retomada econômica vai demorar
Os pequenos comércios tiveram um respiro com a concessão dos auxílios emergenciais. O que se percebeu foi que pouquíssimas pessoas guardaram um pouco do dinheiro recebido. A maioria preferiu gastar, e os pequenos negócios foram beneficiados.
A retomada econômica, no entanto, não deve ocorrer tão rápido. Os números tem demonstrado que a recuperação tende a ser gradual. No entanto, as micro e pequenas empresas ocupam lugar de destaque e importante nesse processo.