Com a chegada da pandemia do novo coronavirus, muita gente precisou encontrar alternativas para aumentar a renda mensal. Uma opção foi a escolhida por muitos pela primeira vez, a de realizar negócios online.
Por esse motivo, começar a vender objetos ou alguns produtos de fabricação manual foram as formas encontradas por muitos de ganhar algum dinheiro. Pesquisas indicam que um terço dos brasileiros fez o seu primeiro negócio digital após a pandemia.
Rede sociais
Em um passado não tão longínquo assim, para conseguir fazer uma venda era preciso contar com uma loja virtual, com várias opções de pagamento e seguindo algumas regras burocráticas do governo. Hoje, no entanto, a situação é bastante diferente.
Por meio das redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, é possível que uma pessoa exponha um produto à venda, discuta valores e feche negócio. O envio é feito pelos correios ou via transportadora e tudo se resolve rapidamente.
Atingindo vários públicos
Um dos benefícios da venda de produtos de forma digital é o fato de que o negócio pode ser realizado com qualquer pessoa, em qualquer lugar do país ou do mundo.
Assim, se antes era preciso ter uma loja física e pensar no ponto onde haveria maior fluxo de pessoa, agora nada disso é necessário. O alcance das redes sociais e da internet é ilimitado, e ajudou muita gente a sair da crise.
Os números
Ao todo, 34% dos brasileiros fez seu primeiro pedido de comida por aplicativos durante a pandemia. Outras 44% conseguiram realizar sua primeira transação bancária online no período, e cerca de 46% assistiram a uma live pela primeira vez na vida.
Celular como chave para conexão
Os números também apontam que os brasileiros, em muitos lugares, usam apenas o celular para se conectarem a rede. Em estados como Sergipe, Acre e Piauí, 70% da população que acessa a internet o faz pelo celular.
Conforme as classes vão ficando mais baixas, como na D e E, esse número passa para 83%.
Com a pandemia, essas pessoas aprenderam a facilitar a vida.