O que muda para os cartões de crédito com o “Pix”


Cotado para se transformar o queridinho do momento, quando falamos em transações financeiras, esta sendo lançado, nessa semana, pelo banco central, o PIX, novo meio de realizar pagamentos e demais transações bancárias no Brasil. 

O Pix, segundo o Banco Central, é um novo mecanismo, para que você possa transferir e receber valores, de forma rápida e instantânea, o que mudará a forma como empresas e pessoas realizam suas transações. 

Além disso, as transações podem ser realizadas entre pessoas, empresas e até mesmo para que você possa realizar pagamento para instituições governamentais, ou para que essas instituições realizem pagamentos para CNPJ´s e CPF´s.

 Para isso, basta apenas um cadastro de um dado da pessoa para transferir, como por exemplo o CPF, nome, e-mail, ou até mesmo um código, gerado diretamente com a sua instituição financeira que já utiliza. 

As atuais transações realizadas por DOC e TED, que demoram dias para compensar, e estão limitadas a dias úteis e determinados horários, pelo PIX poderão ser realizadas de forma ágil e simples a qualquer momento, até em feriados, finais de semana ou madrugada.

Mais de 700 instituições bancárias foram cadastradas junto ao banco central para a realização desses pagamentos. Assim, provavelmente o seu banco de costume esteja nessa lista de bancos conveniados para a realização dessa nova modalidade de pagamento, o Pix. 

Acesse os canais de atendimento a instituição bancária que é conveniado, e realize o seu cadastro. É muito simples e rápido. 

Agora, e para os cartões de crédito, o que muda?

Se tratando dos cartões de crédito, as mudanças são praticamente inexistentes. 

Exatamente isso, no caso dos cartões de crédito o PIX não oferecerá nenhuma alteração ou benefício, pois o foco desse novo modelo de transações são pagamentos e transferências eletrônicas em tempo real, em nada atingindo os créditos para pagamentos futuros, como é o caso dos cartões de crédito.

O processo que pode ser facilitado, se trata do próprio pagamento de sua fatura de cartão de crédito, pagamento que pode ser ainda mais rápido por meio do instrumento de transferência realizado com essa nova plataforma de pagamento que é o Pix.