Três novas bolsas de valores americanas vão ser lançadas até ao final de setembro, competindo por parcelas de mercado contra operadores históricos como a New York Stock Exchange e Nasdaq.
Os operadores têm se beneficiado de elevados volumes de negociação durante a pandemia do coronavírus.
Novas praças na praça
A Bolsa de Longo Prazo do Vale do Silício (LTSE) entra em funcionamento em 28 de agosto, começando com duas ações e depois aumentando para incluir todos os títulos até 9 de setembro.
A Bolsa de Membros (MEMX), que é apoiada por várias empresas de Wall Street, inicia um lançamento escalonado em 4 de setembro, e a MIAX Pearl Equities estreia em 25 de setembro.
Isso elevará o total americano para 16 bolsas, com a NYSE Intercontinental Exchange operando cinco, a Cboe Global Markets operando quatro, a Nasdaq com três, e a IEX Group com uma.
As novas bolsas entram no mercado em meio a volumes de negociação escandalosos e um recorde recente do S&P 500.
O aumento das ações ocorre um mês após os governos terem injetado trilhões na economia para combater o impacto econômico do coronavírus.
Zeragem de taxas
A nova concorrência surge também em um ambiente de debate sobre as taxas entre os grandes operadores de bolsa e os seus clientes.
A MEMX irá abordar estas questões, disse o CEO Jonathan Kellner numa entrevista.
“Sobre as taxas de transação, fora do portal, estamos querendo ser agressivos para atrair o fluxo de ordens”, disse ele.
Os investidores da MEMX incluem grandes bancos, como o JPMorgan, Bank of America e Goldman Sachs, bem como a BlackRock Inc (BLK.N), o maior gestor de dinheiro do mundo.
Corretores online incluindo Charles Schwab, Fidelity, e TD Ameritrade, e market makers Citadel Securities e Virtu Financial são também financiadores.
A MIAX, que gere três bolsas de opções, disse que pretende começar 40% mais barato do que o atual operador com os custos mais baixos.
A LTSE disse que pretende promover o pensamento a longo prazo por parte das empresas listadas, através de políticas mais rigorosas para as empresas e os stakeholders.