Multinacionais brasileiras são responsáveis por 24% das exportações


O Brasil tem enfrentado uma crise interna, com aumento do preço de produtos básicos.

O Brasil tem enfrentado uma crise interna, com aumento do preço de produtos básicos. A inflação está ligada à crise do coronavírus, mas também ao valor do dólar. Nesse cenário, o país tem se destacado assumindo grande importância no cenário das exportações. 

Com muitas empresas e multinacionais entrando no mercado, em escala global, o país aumentou sua participação nos últimos anos. Com isso, segundo a Confederação Nacional da Industria, a participação brasileira nas exportações só cresce.

Se em 2001 essa participação era de apenas 18%, no final de 2013 era de 21%, enquanto que, em 2019, chegou a 24%. 

Empresas internacionalizadas exportam mais

Uma comparação feita entre as empresas internacionalizadas e as apenas nacionais, demonstrou que as primeiras conseguem melhores resultados. Os 41 grupos econômicos brasileiros que atual com exportações costumam potencializar os novos entes.

Ou seja, uma empresa sozinha tende a exportar determinada quantidade, no entanto, quando passa a integrar um desses 41 grupos econômicos, tende a vender muito mais. 

Multinacionais vencem concorrentes

No entre 2001 e 2020, apurou-se também que o desempenho das multinacionais foi muito melhor. A diferença de crescimento anual em vendas externas foi de cerca de 1% entre as empresas multinacionais e as outras. 

Entre 2008 e 2013 a diferença chegou a ser de quase 2% a favor das multinacionais. 

O que vende mais

Os setores que tem se destacado nas exportações são o de alimentos, papel e celulose, produtos químicos, aparelhos e materiais elétricos, metalurgia e veículos automotores. O último tem caído um pouco, em virtude da crise econômica. 

Recuperação pós-pandemia

Segundo a Confederação Nacional das Industrias, o fato de os mercados internacionais estarem abertos a inserção das industrias brasileiras é fundamental. Além disso, isso pode ser um diferencial para a retomada econômica pós crise. 

A CNI defende, no entanto, uma alteração tributária, para que as empresas brasileiras paguem de pagar tributos pelos lucros conseguidos no exterior. 

Com o dólar nas alturas, a exportação tem sido o caminho adotado por muitas empresas. No entanto, isso já tem encarecido os produtos internos e a inflação tem preocupado. 

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