Ministério da Economia e Senai lançam Programa de Aprendizagem 4.0


O programa contará com a oferta de conhecimento de forma digital e ágil.

A pandemia do novo coronavírus trouxe muitas transformações para diversos segmentos da indústria. Uma delas foi o investimento massivo em tecnologia. A evolução tecnológica que já estava em curso precisou ser ainda mais fortalecida. 

Com isso, surge também a necessidade de contar com trabalhadores capacitados, que acompanhem essa evolução e estejam aptos a trabalhar, utilizando o máximo possível das novas tecnologias implementadas. 

Pensando no aperfeiçoamento dos jovens que estão ainda iniciando sua jornada no mercado de trabalho, o Ministério da Economia e o Senai lançaram o programa Aprendizagem 4.0.

Aprendizagem 4.0

O programa contará com a oferta de conhecimento de forma digital e ágil, buscando reunir competências socioemocionais e técnicas que são hoje necessárias para os trabalhadores que atuam com a indústria 4.0.

Serão duas áreas tecnológicas principais, a Tecnologia da informação e a Metalmecânica. 

Voltado para jovens que tenham entre 14 e 24 anos, o programa combinará ensino à distância com aulas presenciais. Não haverá custos para o jovem que estiver se qualificando, já a empresa arca apenas com o salário do aprendiz. 

Formação para o futuro

Segundo Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai, atualmente passamos pela quarta revolução industrial, que altera as funcionalidades dos trabalhadores nas industrias e também traz a necessidade de novas competências. 

Segundo ele, o curso permite formar pessoas já nesse contexto, possibilitando aos jovens dominar internet, inteligência artificial, Big Data, indústria ativa e segurança na internet, todos pontos importantíssimos para os novos tempos da indústria. 

Os cursos

O curso de Metalmecânica será voltado para inovações tecnológicas aplicadas nos processos de manufatura, podendo servir como caminho para um futuro curso técnico de mecânica.

Já no caso do curso de Tecnologia da informação, ele será voltado para codificação, programação e testes de sistema com uso de inteligência artificial. Dentro do SENAI, o próximo passo pode ser o de técnico em internet das coisas (IoT).

Crescimento pessoal

Os cursos tendem a preparar os jovens para enfrentar os novos desafios da indústria. Em um momento de evolução tecnológica, os que tiverem os conhecimentos adequados sairão muito na frente.