Empresários mineiros esperam com ansiedade o novo marco de regulamentação do setor de gás. Entre outras regras, o marco deve prever que as concessões para o transporte de gás natural sejam substituídas por autorizações.
Além disso, o projeto também deve por fim à exclusividade que os Estados tem na atividade de distribuição do produto.
Os empresários dizem que a aprovação do projeto de lei 6.407/13 pode fazer com que o gás natural fique mais barato para o comércio, a indústria e os consumidores. Isso porque influenciaria a competição entre as empresas.
Expectativa é alta
O presidente da Câmara da Industria e Comércio de Petróleo e Gás da Fiemg, Humberto Machado Zica, afirma que a aprovação do projeto de lei, que deve ser apresentado nas próximas semanas no senado, trará muitos investimentos para Minas Gerais.
Segundo ele, o texto do projeto dará mais flexibilidade para os agentes econômicos que desejam investir no setor. Também deve baratear custos e desburocratizar muito do sistema que envolve a distribuição de gás naturas nos dias de hoje.
Minas Gerais equiparou os preços do gás com São Paulo
No fim de agosto, a Companhia de Fás de Minas Gerais anunciou uma equiparação entre os preços do gás natural de MG com SP. Na história, os mineiros sempre pagaram 15% mais caro pelo produto.
Segundo Zica, ainda, o setor de gás terá mais facilidade para trabalhar depois da aprovação do marco. Isso resultará em resultados mais positivos para os consumidores.
Segundo Paulo Guedes, Ministro da economia, pode haver um barateamento de até 30% no valor dos produtos. Por isso mesmo, os empresários estão de olho na demanda.
Já vimos esse filme
A diminuição dos custos de produção, no entanto, não significa que os valores chegarão mais interessantes ao consumidor. O aumento da concorrência também não é um alento para o consumidor.
Isso porque, principalmente na área de gás e combustíveis, a população já se acostumou com certos preços-padrão. Independentemente do que aconteça, os preços costumam ficar sempre em patamares parecidos e não parece que possam diminuir.