Ícone do site Jornal de Finanças

Milton Maluhy Filho é o novo presidente do Itaú Unibanco

 O Conselho de Administração do Itaú Unibanco escolheu Milton Maluhy Filho para ser o novo presidente do banco. Ele assume o cargo na instituição financeira no dia 02 de fevereiro. Antes, trabalhará com Candido Bracher, o atual presidente. 

Bracher vai deixar o cargo porque completará 62 anos, idade máxima permitida no estatuto da instituição financeira par ao presidente. O Itaú, que é o maior banco privado em atuação no país, fez o anúncio na noite desta quinta-feira (29).

Quem é Maluhy

Maluhy filho está no Itaú desde 2002. Aos 44 anos, já passou por diversas posições dentro da instituição, incluindo os cargos de diretor executivo da área de cartões de crédito e da Rede, empresa de máquinas de pagamento. 

Ele também já foi presidente do Banco Chile e já ocupou a cadeira de vice-presidente de riscos e finanças do Itaú. O mercado já vinha apontando Maluhy como potencial candidato ao carto nas últimas semanas. 

Desafios do novo presidente

Um dos grandes desafios do executivo será dar continuidade a transição digital pela qual o banco passa. Algo que antes era transitório, agora, com os tempos atuais, se torna algo com potencial para ser permanente.

Outro ponto que pode dar dor de cabeça para o executivo no próximo ano é o aumento da inadimplência. Para o início do próximo ano, todas as projeções apontam para o aumento das dívidas por parte de correntistas e clientes no geral.

O fim do pagamento do auxílio emergencial e a falta de uma política eficiente para a recuperação econômica tendem a pressionar esses números. Caso os calores cresçam de forma desproporcional, mais dinheiro precisará ser gasto. 

Bancos continuaram firmes durante a pandemia

Se a indústria, o comércio e a economia no geral demonstraram uma queda durante a pandemia, no caso dos bancos não houve o mesmo efeito. Santander e Bradesco, por exemplo, já divulgaram dados sobre o último trimestre, todos muito bons.

O Itaú Unibanco irá divulgar seu balanço na terça-feira (03). No entanto, considerando a situação atual, a expectativa é de ganhos como os concorrentes. 

Sair da versão mobile