Mato Grosso do Sul vê economia verde crescer no estado


O Mato Grosso do Sul é o estado que ocupa a 1ª posição na exportação de celulose no país. Também é o 3º, considerando a área de florestas plantadas. Com isso, o estado tem cinco municípios entre os 10 maiores produtores do material no Brasil.

O município de Três Lagoas é, inclusive, o município com melhor desempenho na produção de celulose no país. Toda essa expansão e crescimento tem se demonstrado muito importante para auxiliar na manutenção da economia do estado. 

Geração de empregos e resultados econômicos

Com a expansão da cadeia produtiva e os do numero de florestas plantadas, o setor começou a contribuir para a diversificação das fontes econômicas do estado. Também teve reflexos na geração de empregos e de renda para a população.

Mais que isso, a situação contribuiu para que se consolidasse a política de desenvolvimento sustentável do governo do estado. Isso ajudou a impulsionar o que se chama de economia verde, de baixo carbono. 

Base florestal é forte

As florestas representam 7% do PIB sul-mato-grossense, obtendo uma receita bruta que chega a R$10 bilhões. O setor de indústria ligado as florestas e elas geram 12 mil empregos no estado, sendo 5,5 mil apenas no segmento de celulose.

Outro ponto importante para as industrias da região é que elas são voltadas todas, praticamente, para a exportação. Com o dólar nas alturas, o ganho é muito maior e a tendência é que o setor fique cada vez mais forte. 

O estado é hoje o primeiro colocado no ranking de exportadores de celulose no Brasil. Hoje, o Mato Grosso do Sul exporta 21% de toda a produção nacional do material, seguido de perto por São Paulo, com 16%.

Ajuda na retomada econômica

 Com toda essa força, o setor tem sido visto como um ótimo aliado do estado para a recuperação econômica. 

A China, por exemplo, é um dos maiores importadores de celulose e, no pós-pandemia, tem feito crescer o número de pedidos feitos. 

Com isso, o estado pretende se recuperar logo e continuar crescendo em um setor promissor.