As empresas de petróleo e gás mergulharam mais de US$156 bilhões em aquisições de empresas e negócios de terrenos durante o segundo boom do xisto americano.
Em uma aposta maciça de que os bons tempos continuariam e que os preços do petróleo bruto subiriam, muitos desses negócios se tornaram albatrozes financeiros.
Por que bonita, se coxa?
A perspectiva de alívio é limitada: a indústria ainda está trabalhando através do choque de um colapso histórico na demanda de combustível em um período de tempo tão curto.
O choque foi provocado pelo impacto repentino do coronavírus na mobilidade global. As empresas petrolíferas estão cortando seus orçamentos para preservar dinheiro e sobreviver, não para gastá-lo na compra de mais empresas.
Isso deixa poucas empresas com dinheiro ou apetite para comprar ativos em dificuldades.
Outros 150 produtores norte-americanos de petróleo e gás poderiam enfrentar a falência até o final de 2022, de acordo com a Rystad Energy, se os preços do petróleo bruto se mantiverem próximos aos níveis atuais.
A revolução do xisto transformou os Estados Unidos no maior produtor mundial de petróleo cru, bombeando mais de 12 milhões de barris por dia (bpd) em seu pico.
Menina dos olhos verdes
A indústria bateu as previsões repetidas vezes para o crescimento da produção, mas raramente para retornos financeiros.
Ainda assim, a promessa de retornos futuros atraiu investidores, incluindo uma onda de aquisições que aconteceu após o primeiro boom, quando os preços recuaram acentuadamente de 2014 a 2016.
Agora, muitos dos negócios de xisto de 2016 a 2019 são financeiramente impraticáveis devido aos baixos preços do petróleo, segundo seis pessoas familiarizadas com as transações.
Das 50 maiores compras de ativos ou transações de M&A entre 2016 e 2019, pelo menos 31 agregam valor somente se o petróleo bruto de referência global, o Brent, estiver acima de $50 por barril, ou $5 acima dos níveis atuais.
É o que nos diz a empresa de pesquisa de energia Wood MacKenzie.
A produção caiu em mais de 1 milhão bpd, e há pouco para incentivar um aumento sustentado dos preços.
O armazenamento de combustível está transbordando no mundo inteiro e a demanda de combustível tem sido lenta para se recuperar, mesmo com o afrouxamento dos lockdowns.