Feriado de sete de setembro deixou as bolsas de valores do Brasil fechadas


Bolsa de Valores do Brasil ficou fechada nessa segunda-feira

A Bolsa de Valores do Brasil ficou fechada nessa segunda-feira dia 7 de setembro e em função do feriado da Independência. Contudo, também ficaram suspensos os negócios relativos em ações e ativos, assim como os contratos que são de câmbio, de ouro e de juros. As atividades voltam ao normal na terça-feira, dia 8 de setembro.

Nos Estados Unidos, os pregões também não funcionaram e devido ao feriado do Labor Day, que é o dia do trabalho por lá, que aconteceu na segunda-feira dia 7 de setembro. Na sexta-feira passada dia 4 de setembro, o Ibovespa, que é o considerado como o principal índice da Bolsa de Valores, fechou o dia em alta de 0,52% e em 101.241,73 pontos, após sofrer duas quedas.

Na semana, no Brasil, a Bolsa também acumulou uma queda de 0,88%, interrompendo uma sequência que é de duas altas semanais. Nesse mesmo dia, que foi na sexta-feira passada, o dólar comercial fechou em alta de 0,33%, com cotação de R$ 5,308 na venda, interrompendo uma sequência que foi de três quedas seguidas, a moeda também emendou a segunda semana de queda, com um recuo de 1,99%. 

O funcionamento no mercado nesse feriado no Brasil 

Em razão do feriado da Independência do Brasil, as operações que são da B3 (BM&FBovespa), do Tesouro Direto serão alteradas, não havendo negociação ou liquidação. As operações da B3 acontecerão normalmente na terça-feira dia 8 de setembro. Pelo Tesouro Direto, as vendas ou compras feitas a partir das 18h do dia 04 de setembro até às 5h do dia 08/09 serão efetivadas com preço de abertura de 08/09. 

A Renda Fixa Privada (CDBs, Letras, CRIs, CRAs e Debêntures com solicitações de investimentos em CDBs, LCIs e LCAs de terceiros, CRIs, CRAs e Debêntures foram suspensas a partir das 16h de sexta-feira dia 04 de setembro e voltarão normalmente na terça-feira dia 08 de setembro. É de fundamental importância que as pessoas fiquem atentas há esses dias, que é uma característica para ser um bom investidor.

Isso significa que, para ser um bom investidor, ele deve administrar bem os seus recursos e com programações para os feriados, para não ter surpresas que são desagradáveis.  Os feriados que acontecem ao ano na B3, alteram também todos os volumes de negociação e acabam expondo o patrimônio de uma pessoa a um risco ou a uma liquidez. 

Os feriados internacionais

Os feriados que acontecem fora do Brasil dão uma menor volatilidade e um menor volume de negociações na Bolsa de valores, especialmente em papéis que já oferecem risco de liquidez que é mais elevado. Quando há um menor volume, o investidor fica mais exposto ao Risco de Liquidez do papel, podendo acarretar um prejuízo que é na hora de desfazer essa posição.  

Dentro da Bolsa de valores não acontece somente o investimento de brasileiros, comprando e vendendo suas ações e contratos que são futuros. Uma boa parte dessas negociações também é feita por investidores que sãos estrangeiros, que são os que garantem uma maior liquidez aos ativos. Quanto maior o volume negociado de uma ação, para tomarmos como exemplo, menor é o risco de liquidez daquela ação.