Ícone do site Jornal de Finanças

Expectativa sobre vacinas e techs gera alta na bolsa de NY

Depois de alguns sustos na semana passada, as bolsas de Nova Iorque fecharam em alta nessa segunda-feira (14). As animadoras notícias sobre o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 e a recuperação do setor de tecnologia influenciou na alta. 

Nessa segunda, o índice Nasdaq subiu 1,87%, enquanto que o S&P subiu 1,27% e o Dow Jones teve uma alta de 1,18%. As notícias são animadoras, pois a semana passada foi de muita turbulência no mercado americano.

Techxit

Na última semana, o que chamou a atenção foi a queda acentuada do índice Nasdaq, que alcançou seu recorde de queda semanal desde o mês de março, início da pandemia. 

O Nasdaq é o índice do qual fazer parte a maioria das empresas de tecnologia que atuam no solo americano. Por isso, os investidores estão atentos ao que chamaram de “Techxit”, um trocadilho com as palavras tecnologia e saída, em inglês. 

As Techs estão de volta

Para ajudar na recuperação das Techs, a Oracle informou também nessa segunda que foi a empresa escolhida pela ByteDance, empresa chinesa proprietária do TikTok, para fechar uma parceria. Com isso, as ações da Oracle subiram 4,32%. 

Outras empresas também viram o sinal vermelho se apagar e também tiveram ganhos para começar a compensar as perdas da semana anterior. A Apple cresceu 3%, enquanto que a Microsoft viu suas ações crescerem o,68%.

Amazon e Facebook iniciaram o pregão em alta, mas perderam força durante o dia, caindo a,43% e 0,17% respectivamente. 

Efeito coronavírus

Uma das influências para essa recuperação está no fato de as internações pela covid-19 terem recuado cerca de 17% nos Estados Unidos no mês de setembro. Além disso, há um grande otimismo com a vacina que está sendo desenvolvida pela AstraZeneca. 

A instabilidade, entretanto, deve continuar sendo a tônica da economia americana durante o ano. Isso porque, além de a pandemia não ter um desfecho ainda considerado previsível, os EUA têm pela frente uma das eleições mais representativas dos últimos anos. 

Eleito de forma inesperada, Trump fará de tudo para conseguir se reeleger. 

Sair da versão mobile