Ícone do site Jornal de Finanças

Ex-embaixador dos EUA abandona empresa de Singapura ligada a Newcastle United

O antigo embaixador dos EUA em Singapura disse que se demitiu do conselho de administração de uma empresa da cidade-estado ligada a um grupo de licitação para o Newcastle United de futebol inglês. 

O ex-oficial citou “revelações recentes” sobre o grupo.

Conglomerado surpresa

Kirk Wagar disse ter deixado a direção da Axington, uma firma cotada na bolsa de valores de Singapura. 

Os empresários e primos singapurenses Terence Loh e Nelson Loh são acionistas controladores da empresa e o presidente é o comerciante de jóias chinês Evangeline Shen.

Os Lohs e Shen são os únicos acionistas e diretores do recém fundado Grupo Bellagraph Nova (Grupo BN), que se descreveu como um “conglomerado” com um volume de negócios no ano passado de 12 bilhões de dólares. 

O grupo está em conversações avançadas para comprar a Newcastle.

Futuro do Newcastle

O seu anúncio surpresa de uma oferta pelo Newcastle acrescenta anos de especulação sobre o futuro do clube, que tem sido objeto de várias ofertas públicas de aquisição infrutíferas.

Dentre elas, um acordo com financiamento saudita no valor de 390 milhões de dólares, que caiu por terra no início deste mês.

Maracutaia

No sábado, veiculou-se a notícia de que o BN Group tinha admitido o adulteramento de fotografias do antigo presidente dos Estados Unidos Barack Obama em materiais de marketing.

O Grupo BN também disse que algumas das informações contidas nesses materiais foram divulgadas prematuramente ou continham erros. 

As declarações vieram após a imprensa ter encontrado inconsistências ao falar com empresas e pessoas com as quais o Grupo BN diz estar envolvido.

O BN Group disse que a publicação de alguns dos seus materiais de marketing “parece ser o resultado das ações de certos indivíduos errantes, possivelmente com intenções maliciosas”.

Foi o que o Straits Times, principal jornal de Singapura, noticiou na quarta-feira.

Axington, cujas ações caíram cerca de 15% esta semana e foram suspensas na quarta-feira na pendência de um anúncio, não comentou nada à imprensa. Assim também o BN Group.

Axington afirmou em procedimento junto à Bolsa de Singapura que tenciona mudar o seu nome para NETX, o nome de uma empresa de robótica que o BN Group declarou fazer parte do seu conglomerado.

Sair da versão mobile