Segundo um estudo realizado pelo Sebrae, os pequenos negócios que inovaram durante a pandemia tiveram resultados melhores do que os outros. Assim, conseguiram diminuir suas perdas durante a crise econômica que se instalou sobre o país.
Segundo se apurou, um em cada quatro pequenos negócios decidiu pela inovação desde que a crise começou. Os empresários investiram em práticas inovadoras e, com isso, conseguiram resultados positivos que incrementaram seus negócios.
Os números
Segundo a avaliação realizada pelo Sebrae, aqueles que investiram em inovação tiveram uma perda de receita de 32%. Por outro lado, aqueles que não inovaram viram suas receitas caírem 39%, ou seja, 7% a mais do que aqueles que inovaram.
Isso demonstrou que alterações eram necessárias, uma vez que a maneira de viver também foi alterada. As inovações envolvendo a internet foram as que mais beneficiaram os empresários. Para quando a pandemia passar, elas tendem a permanecer.
Sebrae investe em inovação.
Diante dos números promissores conseguidos por quem inovou, o Sebrae está promovendo em outubro o chamado Mês da Inovação. A ideia é dar palestras e cursos online voltados para áreas como digitalização dos negócios e inteligência artificial.
Segundo o órgão, atualmente cerca de 19 mil pessoas já se inscreveram para os eventos. Isso demonstra que os pequenos empresários estão de olho nas mudanças e querem aprender mais.
O Sebrae já preparou cerca de 250 horas de conteúdo gratuito, que devem ajudar os empreendedores a terem novas ideias para o futuro. A tentativa é se manter ativo durante a pandemia, até que as coisas se normalizem.
Pandemia forçou digitalização
O home office talvez tenha sido o ponto mais forte da quarentena forçada. No entanto, pequenas empresas tiveram também que lidar com a digitalização dos serviços. As vendas digitais, por exemplo, estão abrindo novas portas a muitos empreendedores.
O uso das redes sociais, também, é uma opção muito interessante para quem atua no ramo de vendas ou serviços. Saber como agir nesse meio é de extrema importância, pois, hoje, é lá onde se encontra a grande maioria dos consumidores em potencial.