Como revendedoras de cosméticos sobrevivem à crise


As revendedoras de cosméticos sofreram com a chegada da quarentena.

As revendedoras de cosméticos sofreram com a chegada da quarentena. Sem poder tem contato direto com os consumidores, muitas delas viu sua renda cair praticamente a zero. Assim, ainda que com produtos, muitas passam os dias de braços cruzados. 

O grande problema é que a maioria dos clientes se encontra em home office. Sem o vai e vem do cotidiano, muita gente até mesmo se esquece daquelas coisas que compraria mais por oportunidade do que por necessidade. 

Nas pequenas lojas, as contas se acumularam e muitas começaram a tentar fazer as vendas de porta em porta, à moda antiga. Não funcionou e as vendas ainda caíram quase 80%.

Reabertura ainda não surtiu resultado

No final de julho, muitas revendedoras reabriram seus negócios. Os consumidores, no entanto, ainda não retornaram como o esperado. Segundo uma vendedora ouvida, muitos não voltam porque foram demitidos ou trabalharão apenas de casa. 

Apesar de muitos locadores terem sido compreensivos, está difícil conseguir valores relevantes para arcar com os custos. Por isso, a perspectiva para os próximos meses é de que muitas delas encerrarão suas atividades assim que os estoques acabarem. 

O setor é forte

No ano de 2019, o setor de venda de cosméticos, capitaneado por Natura e Avon, que agora formam uma mesma empresa, movimentou R$ 117 bilhões. Desse valor, apenas R$ 31 bilhões decorreu de vendas diretas.

A força de vendas dos cosméticos comumente vem das mulheres que, sem qualquer vínculo empregatício, compram diretamente das fábricas para vender ao público. 

Mercado encolhe em 2020

A perspectiva para 2020 é que o mercado de maquiagem caia 12% no ano de 2020. O recuo deve durar ao menos quatro anos, então, as praticamente inexiste chance de recuperação rápida. 

Redes sociais são a salvação

As redes sociais, principalmente o WattsApp, foram a tábua de salvação das vendedoras. Por meio delas, muitas conseguiram se reinventar e conseguir manter um bom nível de vendas. 

As consultorias indicam que as consumidoras tendem a continuar existindo. Isso porque oferecem facilidades de pagamento e uma forma de vender que agrada muitos dos consumidores recorrentes. 

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