A Consultoria World Mobility administra atualmente 120 transferências de executivos em todo o mundo. Nesse cenário, destaca-se a busca brasileira pelos chamados millenials, principalmente para atuarem no Brasil na área de Tecnologia da Informação.
Os jovens são procurados porque podem trazer um sangue novo para os negócios, além de, na maioria das vezes, terem mais energia. Por outro lado, há também o fato de que trazer um jovem custa bem menos que transferir um executivo experiente com família.
Entrada de estrangeiros cresce
Segundo a consultoria, o tráfego de profissionais indo e vindo é muito grande. No entanto, destaca-se a quantidade de profissionais de TI que tem entrado no país. Eles vêm, comumente, da China e dos Estados Unidos.
Pelo fato de virem sozinhos para o país, são muito procurados pelas empresas, vez que oferecem menos custos e, solteiros, podem se dedicar exclusivamente ao trabalho.
Adaptação cultural é ponto importante
A consultoria afirma que, muitas vezes é procurada quando a empresa já escolheu o profissional que quer trazer. Porém, quando procurada em primeiro lugar, a empresa tende a avaliar os profissionais disponíveis, inclusive acerca de sua capacidade de adaptação.
Por se tratarem de jovens com muito potencial, é preciso avaliar também como eles podem se adaptar culturalmente ao país. Além disso, é preciso saber avaliar o quanto cada um deles pode render diante da estrutura profissional brasileira.
Competição de peso
Para os brasileiros que atuam na área de TI a situação se complica ainda mais com a chegada desses concorrentes de peso. Os americanos e chineses trazem uma nova visão e contam com tecnologia bem mais avançada que a nossa.
Por outro lado, países como o Canadá tem recebido brasileiros da área de TI com os braços abertos. Ou seja, se uma porta se fechar por aqui, outra pode estar se abrindo mais ao sul.
TI está em alta
Com o aumento da tecnologia, a tecnologia da informação está cada vez mais em alta. Além disso, a pandemia praticamente obrigou o home office, o que tende a alavancar ainda mais o setor.