Banco Central do Chile suaviza projeção da recessão de 2020, esperando estabilização


O banco central do Chile na quarta-feira suavizou sua previsão de uma contração

O banco central do Chile na quarta-feira suavizou sua previsão de uma contração econômica em 2020 devido ao impacto do coronavírus.

O maior produtor mundial de cobre deve ver uma retração entre -4,5% e -5,5% em vez da contração de 5,5% e 7,5% que previa em junho.

O banco disse que uma “queda acentuada” na economia que coincidiu com a chegada do vírus no segundo trimestre havia sido seguida por “sinais de estabilização”.

Isto se deu à medida que alguns setores se recuperaram gradualmente e outros declinaram em menor quantidade do que anteriormente.

Chicago boys resolvem?

Em seu relatório econômico trimestral, conhecido como IPOM, o banco acrescentou que a flexibilização gradual dos lockdowns e o “apoio à renda familiar” haviam ajudado a impulsionar a economia em crise.

O governo chileno anunciou medidas de alívio, incluindo doações pontuais em dinheiro, empréstimos e adiamentos de hipotecas para cidadãos duramente atingidos. 

E uma lei para permitir que indivíduos elegíveis retirem 10% de suas pensões antecipadamente também trouxe uma injeção de liquidez. Até agora, US$ 12,606 bilhões foram retirados por quase metade da população.

A importantíssima indústria de mineração tem mantido em grande parte a produção durante toda a pandemia, embora com uma queda em junho e julho quando os contágios atingiram seu auge.

O banco disse que estava baseando suas projeções em uma “recuperação significativa” no segundo semestre do ano e no progresso contínuo na luta do Chile contra o novo coronavírus.

Ainda, o banco leva em conta o “bom manejo institucional” das questões sociais que estimularam protestos generalizados e de longo prazo sobre a desigualdade que começou em outubro passado.

Cobre

O banco projetou o preço do cobre de 2,70 dólares por libra para 2020, em comparação com os 2,50 dólares previstos em junho, um reflexo do apetite da China pelo metal vermelho no pós-pandemia.

O banco havia previsto em junho que a economia se contrairia em maior medida em 2020.

Mas a atividade econômica começou a crescer, caindo 12,4% em junho e 10,7% em julho em comparação com 15,3% em maio e 14,1% em abril.