Ícone do site Jornal de Finanças

A turbulência do mercado acionário não deve provocar uma resposta rápida do Fed

A retração do mercado acionário dos Estados Unidos aumentou as esperanças de que o Federal Reserve aumentará as compras de ativos para impulsionar a economia, mas as vendas não foram suficientemente fortes para justificarem qualquer ação.

É o que dizem as más línguas entre os participantes do mercado, estrategistas e um assessor do Tesouro dos Estados Unidos.

Rolando a dívida

O mais provável é que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), que se reunirá na terça e quarta-feira para definir a política monetária dos Estados Unidos, mude suas compras do Tesouro para dívidas mais antigas para manter baixos os rendimentos de longo prazo.

O Fed pode aumentar os ativos que detém em momentos de estresse para estimular a economia, ou vendê-los quando a economia está em perigo de superaquecimento. 

O BC americano aumentou seu balanço de 4 trilhões de dólares para 7 trilhões de dólares desde o surto do coronavírus.

Um rali de ações impulsionado pela tecnologia havia levantado o benchmark S&P 500 em 15% desde o início de julho até seu pico do fechamento em 2 de setembro. O índice Nasdaq Composite subiu 21% no mesmo período.

No entanto, uma venda brutal de ações de tecnologia pesada empurrou o Nasdaq para o território de correção na terça-feira, normalmente definido como uma queda de 10% ou mais em relação a um pico recente. 

Desde então, o mercado se estabilizou parcialmente.

Analistas

Ajay Rajadhyaksha, chefe de pesquisa macro no Barclays Plc, disse que seria necessária outra queda súbita e dramática nos mercados antes mesmo que o Fed considerasse intensificar suas compras.

“O Fed não terá problemas com o nível das ações neste momento”, disse Rajadhyaksha, que está em um comitê que assessora o Tesouro dos EUA na gestão da dívida e da economia. 

“Acho que você precisaria que eles caíssem mais 10%, pelo menos, rapidamente, antes mesmo que o Fed comece a tomar conhecimento”.

Gennadiy Goldberg, estrategista de taxas dos EUA na TD Securities, também disse que a venda de ações não preocuparia o Fed.

“Alguns declínios depois de um grande rali não vão realmente fazer isso por eles. Eles estão à procura de sinais de instabilidade”, disse ele.

Sair da versão mobile