Ícone do site Jornal de Finanças

A China preferiria ver o TikTok U.S. fechar do que uma venda forçada

Pequim se opõe à venda forçada das operações da TikTok nos EUA por seu proprietário chinês ByteDance, e preferiria ver o pequeno aplicativo de vídeo fechado, três pessoas com conhecimento direto sobre o assunto disseram na sexta-feira.

ByteDance tem estado em conversações para vender os negócios da TikTok nos EUA a potenciais compradores, incluindo Microsoft e Oracle, desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou no mês passado proibir o serviço se ele não fosse vendido.

Trump deu à ByteDance um prazo até meados de setembro para finalizar um negócio.

Forçado não quero

Entretanto, as autoridades chinesas acreditam que uma venda forçada faria tanto a ByteDance quanto a China parecerem fracas diante da pressão de Washington, disseram as fontes, falando sob condição de anonimato dada a sensibilidade da situação.

ByteDance disse em uma declaração à imprensa que o governo chinês nunca lhe havia sugerido que deveria fechar o TikTok nos Estados Unidos ou em qualquer outro mercado.

Duas das fontes disseram que a China estava disposta a usar as revisões que fez em uma lista de exportação de tecnologia em 28 de agosto para atrasar qualquer acordo alcançado pela ByteDance, caso fosse necessário.

O Escritório de Informação do Conselho de Estado da China e seus Ministérios das Relações Exteriores e do Comércio não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da imprensa.

Perguntado na sexta-feira sobre Trump e TikTok, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, disse em um briefing regular à imprensa que os Estados Unidos estavam abusando do conceito de segurança nacional. 

Pediu, ainda, que parassem de oprimir as empresas estrangeiras.

Conflito entre superpotências

A imprensa americana informou que os potenciais compradores da TikTok estavam discutindo quatro maneiras de estruturar uma aquisição da ByteDance.

Dentro destas, a ByteDance ainda poderia avançar com uma venda dos ativos da TikTok nos EUA sem a aprovação do Ministério do Comércio da China, vendendo-os sem algoritmos chave.

ByteDance e seu fundador Zhang Yiming foram apanhados em um confronto entre as duas potências preeminentes do mundo.

Trump no mês passado emitiu dois decretos que exigem que ByteDance venda os ativos da TikTok nos EUA ou enfrente a proibição no país, onde o aplicativo é extremamente popular entre os adolescentes.

Sair da versão mobile