Talvez você não saiba, mas existe uma boa gama de cartões no mercado que não oferece programa de pontos. No lugar, eles oferecem um sistema de cashback. Ou seja, o usuário recebe créditos na fatura, no lugar de pontos para serem trocados por produtos.
Com isso, o interessante é que o programa não é afetado pela variação cambial. Hoje, por exemplo, com o dólar das alturas, está cada vez mais difícil fazer uma boa pontuação no cartão.
Então, vamos a lista dos melhores cartões com cashback:
- Banco Original Mastercard Black
O cartão do Banco Original oferece 1,5% de desconto no valor das compras realizadas a crédito. Para ter acesso ao benefício, no entanto, o usuário precisa ter gastado acima de R$ 10 mil no mês.
Para quem gastou menos, o desconto é de 0,75%.
- Banco Inter Mastercard Black
O programa do Banco Inter oferece 1% de desconto na fatura do cartão, como forma de cashback. O crédito é depositado diretamente na conta corrente do cliente.
A partir de novembro, os cartões Gold e Platinum começarão a oferecer cashback, porém, com descontos de 0,25% e 0,5%, respectivamente.
- Trigg Visa Gold
No caso do cartão Trigg os descontos vão de 0,55% a 1,3%. No entanto, para conseguir o desconto você precisa manter uma média de R$ 5mil por mês. Os créditos são usados na fatura seguinte para abater a dívida.
- Itaú Ipiranga Mastercard Platinum
O cartão da Rede Ipiranga oferece 3,5% de cashback em abastecimentos que forem feitos pelo aplicativo “abastece aí”. Para as demais compras, a devolução é de 1%. O crédito pode ser conferido quando da chegada da fatura.
Cashback compensa?
Para analisar se compensa financeiramente trocar os pontos por cashback é preciso avaliar várias coisas. A primeira delas é saber se você conseguirá atingir o limite de gastos pedido por cada cartão.
Outro ponto importante é verificar se o valor de crédito conseguido vai ser superior ao de pontos. Para quem gasta pouco, talvez não compense ficar sem o programa de pontos, que pode ser bastante útil as vezes.