Em um momento de crise como o atual, contar com um cartão de crédito pode fazer a diferença para muita gente. Com ele é possível parcelar contas e adquirir praticamente qualquer coisa, ainda que não se tenha dinheiro na conta no momento.
O cartão de crédito funciona, então, como uma garantia para o vendedor. Assim, ele não precisa saber sua fonte de renda ou se você conseguirá ou não pagar a fatura. Havendo limite, basta passar o cartão e realizar sua compra sem problemas.
Por isso, você aprenderá aqui como ter um cartão de crédito.
Requisitos
Existe um requisito básico, que é necessário para qualquer pessoa que queira ter um cartão de crédito. É preciso ter 18 anos. Este é o único requisito que precisa ser cumprido de forma eficaz e não há como fazer qualquer alteração.
Além disso, há outras possibilidades:
- Ser estudante: isso ajuda a conseguir os chamados cartões universitários, que tem menos exigências.
- Não estar inscrito nos serviços de proteção ao crédito: Alguns cartões, no entanto, são concedidos mesmo assim;
- Renda: Muitos cartões on-line exigem apenas uma autodeclaração.
Basicamente, então, após completar 18 anos, você conseguirá um cartão de crédito.
Como conseguir um cartão de crédito
Se você tem uma conta bancária, pode falar com seu gerente e verificar a possibilidade de conseguir um cartão. Caso essa liberação seja dificultada, você pode optar por cartões que podem ser conseguidos online.
São bastante conhecidos os cartões:
- Nubank;
- Banco Inter;
- Santander Free.
Cada um deles pode ser solicitado pela internet, nos respectivos sites. Outro ponto importante, que pode te ajudar, é procurar cartões que são atrelados a parceiros. Dentre os mais conhecidos é possível citar:
- Cartão Ipiranga;
- Cartão Magazine Luiza;
- Cartão Saraiva.
Cuidados com o cartão
Após conseguir o seu cartão de crédito, a dica é ter cuidado tanto com os gastos quanto com o cartão em si. Os dados permitem fazer compras online, então, cuidado com quem divide a informação.
Da mesma forma, tenha sempre controle sobre os gastos, pois as parcelas vão se acumulando e, no mês seguinte, pode haver surpresas.