Como negociar a anuidade do seu cartão de crédito?


Muita gente tem procurado maneiras de diminuir os gastos mensais

Com a crise que se instalou no país, muita gente tem procurado maneiras de diminuir os gastos mensais. Uma boa alternativa para isso é tentar negociar a anuidade do cartão de crédito, seja para diminuí-la, seja para conseguir a isenção total.

As operadoras de cartão de crédito podem fazer a cobrança da anuidade pelo uso do cartão de forma parcelada ou em uma única vez. De qualquer maneira, há possibilidade de negociá-la, independentemente da forma com que é realizada a cobrança. 

Como negociar

A primeira coisa que deve se ter em mente é que a negociação pode demorar algum tempo e a instituição financeira tende a fazer jogo duro no início das tratativas. Você talvez precise ligar para a central de relacionamentos mais de uma vez. 

Ainda assim, compensa o trabalho. Por isso, veja abaixo os argumentos que você pode utilizar para conseguir negociar a anuidade do seu cartão de crédito.

Gastos elevados

Quem tem um bom fluxo de utilização do cartão de crédito costuma ter mais chances de conseguir uma isenção. Isso porque o banco está de olho nas suas transações e ganha com os juros do rotativo, multas e afins. 

Ou seja, deixar claro que sabe exatamente quanto gasta e que tem conhecimento que o banco está ganhando com o seu fluxo de gastos é importante. 

Faça comparações com outros cartões

 Informe-se sobre cartões de crédito sem anuidade que existem no mercado e cite ao atendente a possibilidade de migrar. O banco não vai querer perder um cliente fiel, ainda mais se ele for de longa data. 

Use os outros como exemplo

Se, por acaso, souber que alguém conseguiu a isenção total da anuidade, ou mesmo a diminuição das parcelas, use essa pessoa como exemplo. Isso pode ser uma forma de pressionar o banco a te tratar como você quer. 

Converse com o gerente

Por fim, se você tem um gerente de conta, nada melhor do que falar diretamente com ele. Pondere seus pontos, elencando os argumentos citados acima, amigavelmente, e tente entrar em um acordo. Algo você conseguirá.