A pandemia trouxe diversos problemas para o bolso do brasileiro. Muita gente perdeu o emprego ou viu as contas começarem a se acumular, depois de o salário sofrer uma queda. Nesse cenário, o cartão de crédito surgiu como uma opção viável de auxílio.
No entanto, o que a experiência de muitas pessoas demonstra é que o uso do cartão de crédito, se não for bem controlado, pode vir a se tornar um problema. Isso porque é preciso saber dosar os gastos de forma eficiente.
Então, abaixo você verá algumas boas dicas para usar o cartão ao máximo, sem problemas.
Use os aplicativos
A maioria dos cartões contam com aplicativos que permitem ao cliente acompanhar os gastos mês a mês. Mais que isso, também é possível acompanhar o valor das faturas e controlar os pagamentos realizados.
Fique atento às parcelas
Parcelar uma dívida alta em várias parcelas é bom no início, mas, com o tempo, várias parcelas pequenas podem criar uma dívida mensal muito alta. Por isso, uma boa ideia é avaliar se vale a pena comprar agora ou esperar uma parcela anterior chegar ao fim.
Evite pagar o mínimo
As operadoras de cartão de crédito permitem que você pague um valor mínimo da fatura. O problema é que, sobre o valor restante incidem os juros do crédito rotativo do cartão de crédito. Hoje eles ultrapassam os 300% ao ano.
Saiba usar o limite
Outro ponto importante é saber que, se você faz muitas compras divididas em muitas parcelas, acaba por comprometer o limite do seu cartão. Assim, há o risco de, em um momento de necessidade, você acabar descobrindo que não tem limite para uma compra.
Comece aos poucos
Se você está inseguro para começar a utilizar o cartão, inicie com contas que não mudarão. Assim, você não corre o risco de gastar demais. Utilize o cartão na compra do mês e no combustível, por exemplo. São coisas que, normalmente, você tem um gasto padrão.
Aproveite
Seguindo essas dicas você certamente conseguirá extrair o máximo de seu cartão de crédito sem problemas.