Cartão de crédito do supermercado carrefour: É golpe!


um novo golpe que está utilizando o nome da rede de supermercados Carrefour.

Em se tratando de tecnologia e finanças, é comum que novos golpes e ações de pessoas mal intencionadas surgem de tempos em tempos.  

Recentemente, um novo golpe que está utilizando o nome da rede de supermercados Carrefour, é que, um suposto cartão de crédito que levaria o nome da rede de supermercados teria sido criado, e já viria com crédito pré aprovado. 

No entanto, o intuito do golpe é de coletar dados sensíveis de vítimas. 

Esta promessa, que está circulando pelo aplicativo Whatsapp, de acordo com a empresa de segurança ESET. 

Inicialmente, não foram relatados casos de roubo de informações, mas é possível que a ação se trate de um teste preliminar para algo que esteja por vir.

Ainda segundo a companhia, o ataque, de nível internacional, consiste no envio de mensagens que prometem, após a realização de cadastro, o recebimento de um dos 500 cartões de crédito com valores já inseridos que, supostamente, estariam sendo distribuídos pela marca durante o mês de aniversário da empresa, totalizando US$ 19.800 (aproximadamente R$ 102 mil, em conversão direta). 

Entretanto, não há recompensa alguma pela ação.

“Durante a análise, não detectamos nenhuma tentativa de instalação de qualquer tipo de código malicioso nos dispositivos. Por outro lado, detectamos que a campanha se dirige não só aos países onde se fala espanhol, mas que seu alcance é maior, já que existe uma versão da mensagem do WhatsApp em outros idiomas”, explica Luis Lubeck, especialista de Segurança da Informação da ESET América Latina.

Nunca é demais ressaltar algumas dicas de segurança são  importantes para manter a integridade de suas informações. Por exemplo, neste caso, uma indicação clara de que algo não está certo é o contador de cartões visualizado no site de cadastro. 

Quando a página é atualizada, ele volta ao número “original”, o que indica não haver um registro oficial de concessão de benefícios. Além disso, o site não é o mesmo no qual se poderia fazer compras. 

Portanto, fique atento, desconfie de ofertas muito generosas que não sejam de canais oficiais e evite clicar em links suspeitos. 

Antivírus também são indicados – e ficar de olho nesse tipo de abordagem é extremamente importante, principalmente em época de Black Friday e demais datas comemorativas, que podem ser usadas de pretexto para facilitar esses tipos de golpes cibernéticos.