Ícone do site Jornal de Finanças

Agora, idosos com o nome sujo podem ter o seu próprio cartão de crédito

Os idosos que estão com restrições em seu nome agora podem ter o seu próprio cartão de crédito, algo considerado impensável há até algumas semanas. 

Isso mudou porque a Caixa Econômica Federal anunciou o seu novo cartão especial para esse público, recebendo o nome de Caixa Simples. Com ele, qualquer pessoa idosa que tenha alguma pendência com o Serasa ou com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) pode fazer o pedido de um cartão de crédito. 

Essa possibilidade representa um atendimento às demandas desses cidadãos, já que ter essa forma de pagamento para as suas compras facilita bastante o dia a dia, sobretudo em um período onde se deve evitar ao máximo o uso de dinheiro vivo. 

De acordo com os infectologistas, a utilização de notas e de moedas aumenta os riscos de contaminação pelo novo coronavírus e, sendo assim, é muito melhor optar pelos pagamentos usando cartão, até mesmo porque eles podem ser higienizados de maneira mais simples. 

Por isso, é importante que a possibilidade de usar cartão seja ampliada para os idosos, que constituem o grupo de risco. 

Como funciona o cartão Caixa Simples

A Caixa Econômica Federal assegura que os idosos que estão com o nome sujo podem, com esse novo cartão, pagar apenas 2,58% de juros mensais e ainda não ter qualquer cobrança de anuidade. 

Além disso, esse público tem diferentes descontos com o Clube Elo Mania e 95% do limite do cartão poderão ser sacados em dinheiro. No entanto, não existem detalhes sobre qual é a faixa de limite. 

Como pedir o cartão Caixa Simples

Os idosos que se interessarem em ter esse cartão de crédito devem se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal e informar que quer pedir o Caixa Simples. Será necessário também estar com o CPF, comprovante de residência, RG e o extrato da pensão ou aposentadoria da previdência. 

Cabe dizer que idosos com mais de 75 anos estão vetados desse tipo de cartão de crédito. 

Sair da versão mobile