Ícone do site Jornal de Finanças

7 motivos para nunca parcelar a fatura de seu cartão

O cartão de crédito para muitas pessoas é considerado como um salvador para as suas finanças. Contudo, as compras feitas com ele, podem trazer satisfação ao se adquirir um produto ou um serviço com ele, mesmo sem ter dinheiro naquele momento. A falta de um controle financeiro pode fazer com que as parcelas se acumulem e essa situação pode virar uma verdadeira bola de neve.

A recomendação que é a geral de todos os especialistas, em primeiro lugar é o de que o valor que é o das parcelas em um mês, não seja superior a 30% que é a da sua renda líquida e familiar. O mais acertado é o de se ter sempre o menor percentual possível, para não ter problemas financeiros e se ver com uma falta de dinheiro para essa dívida, que virá posteriormente na fatura do cartão de crédito.

1 – Muitas parcelas  

Agora vamos mostrar os 7 motivos, para quem tem um cartão que é de crédito, para nunca parcelar. Começamos pelo parcelamento, que com certeza é igual a juros. Na grande maioria das vezes, as compras que são feitas com um cartão de crédito estão sempre atreladas aos juros. Se não pagar uma das parcelas por um ano, devido à taxa de juros, será aumentado o seu valor.

Muitos comerciantes também embutem o valor na taxa que foi feita a compra, para que o consumidor possa pagar até mais do valor que é do produto adquirido e pelo simples fato de se ter um parcelamento com muitas parcelas. No ano de 2020, os juros médios em um cartão de crédito, subiu para as pessoas que são as físicas, cerca de 285%. Por isso, é importante repensar essa compra parcelada.

Use o botão (PRÓXIMO) para continuar navegando

2 – O risco de uma compra que é feita por impulso 

As compras feitas por impulso são um verdadeiro perigo. A cada vez mais, os brasileiros admitem fazer esse tipo de compra, sobretudo e devido à facilidade que se tem com o crédito. As pessoas olham um produto numa vitrine de uma loja e percebem que querem o objeto do seu desejo, somente depois é que elas se dão conta, de que, aquela compra era alta e não cabe no seu orçamento.

Opte por 3 opções para não cair nessa armadilha, que é o de deixar essa vontade passar, para juntar esse dinheiro ou dividir no cartão de crédito, a última opção é a que não deve ser feita e diz respeito a sua compra por impulso, o que pode ser muito prejudicial para as suas finanças e poderá espremer ainda mais o seu orçamento que é o mensal.

Use o botão (PRÓXIMO) para continuar navegando

3 – Limite do cartão de crédito estourado 

Ao realizar uma compra pelo cartão de crédito, que pode ser grande, pode fazer com que esse limite do cartão de crédito, fique comprometido. Nesse caso, não são as parcelas que podem contabilizar esse limite e sim o valor que é o total destinado para se fazer essas compras. O teto de gastos só é liberado, de acordo em como essas parcelas são quitadas.

Para que você não fique com o seu limite do cartão de crédito comprometido ou que seja estourado esse valor, a dica é que seja sempre evitado aquelas compras que são as parceladas e que se tenha consciência do valor, que é o do limite desse cartão de crédito, para que não seja ultrapassado esse valor, que é o fornecido pelo cartão de crédito e no ato da sua contratação.

Use o botão (PRÓXIMO) para continuar navegando

4 – Fatura do cartão de crédito alta 

A estratégia que é a usada por muitos clientes que possuem cartão de crédito, que é a de parcelar todas as compras feitas com o cartão de crédito, pode não funcionar muito bem. Uma vez que, a fatura poderá vir com o seu valor bem alto e talvez possa não caber no seu orçamento, que é o mensal. Ao pagar esse valor que é alto, corre-se o risco de não conseguir pagar as suas outras despesas. 

A solução que é a encontrada para essa fatura do cartão de crédito que veio alta, para muitas pessoas é a de pendurar mais gastos no cartão de crédito. Para que não vire uma bola de neve, numa situação que se deve ter muito cuidado e ser evitada. Lembre-se sempre que, as suas compras sendo feitas a vista, pode ser a sua melhor opção para não ver comprometido o seu orçamento e não vir uma fatura alta.

Use o botão (PRÓXIMO) para continuar navegando

5 – Não deixe a sua fatura ficar com valores que não são fixos  

É muito comum as pessoas que tenham uma dívida, ficarem ansiosas para pagar e o quanto antes. No entanto, é necessário que tenha um olhar para além do valor que é o da parcela, sempre procurando entender o quanto realmente você irá pagar. Prefira por aquelas prestações que sejam as fixas, que não aumentam ao longo do tempo, sem esquecer-se de verificar os juros, as taxas e os impostos.

Isso é excelente para se conhecer o seu CET, que essa sigla significa o seu Custo Efetivo Mensal, para poder melhor organizar as suas finanças, de modo que, não possa mais contrair dívidas. O CET é a soma das taxas de juros, dos tributos, gravames, IOF, registros, seguros e outras despesas que são decorrentes de um contrato que é relativo ao seu cartão de crédito.

Use o botão (PRÓXIMO) para continuar navegando

6 – Nunca acumular os parcelamentos do cartão de crédito

Sempre evitem acumular os parcelamentos em um cartão de crédito. O mais acertado é o de nunca voltar a usar o seu cartão de crédito, até que todas as dívidas estejam quitadas. Para o caso de um parcelamento do cartão de crédito no mês que é o anterior e continuar fazendo compras, será bem provável que, entre numa espécie que é de um labirinto e sem achar uma saída. 

Para que sejam evitadas muitas dores, o mais correto é o de que aposente esse cartão de crédito, até que todas as suas compras sejam restabelecidas e o seu limite esteja integral, para que sejam feitas novas dívidas de posse com esse cartão de crédito. Isso deve ser percebido o quanto antes, para que a pessoa possa se livrar e não vir a fazer novas dívidas, que possa pesar.

Use o botão (PRÓXIMO) para continuar navegando

7 – Em ocasiões especiais não liquidar as suas dívidas 

O pagamento do valor que é o total de uma fatura de cartão de crédito deve ser paga integralmente sempre que possível. O que acontece é que muitas pessoas possuem a chance de se livrar dessas dívidas, seja pelo recebimento do seu 13º salário, de se ter uma comissão que seja a mais generosa ou do terço das férias ou por outros motivos e não o fazem.

Talvez seja por pura desorganização. A grande maioria das pessoas acaba deixando essa oportunidade passar, o que pode ser um erro e que também poderá lhe custar a sua saúde financeira, lhe dando muita dor de cabeça lá na frente e por longos anos. Se tiver essa oportunidade de liquidar essa dívida no cartão de crédito e de uma só vez, sem parcelar, não perca essa oportunidade.  

Use o botão (ANTERIOR) para voltar ou acesse outras matérias relacionadas abaixo:

5 cartões de crédito de fácil aplicação

Quais são os principais cartões de crédito com limite alto?

Os melhores cartões de crédito digitais

7 cartões de crédito para quem quer acesso a área VIP

Sair da versão mobile