Números de consórcios contemplados aumentam 2,8% em 2019


Os recursos coletados no segmento de consórcios cresceram 8,6%. Alta reflete vendas nos setores do agronegócio e imobiliário.

O Banco Central (BC) divulgou o Panorama do Sistema de Consórcios, que analisa o segmento de forma agregada, com o objetivo de dar publicidade e transparência ao segmento.

Os consórcios mantiveram a trajetória de crescimento em 2019. Destaque para o número de cotas comercializadas ter crescido 15,7%, com reflexo no crescimento de cotas ativas em 5,1% e nas contemplações, em 2,8%.

Os indicadores financeiros acompanharam a expansão do segmento, com alta de 8,6% no volume de recursos coletados, 11,9% nos recursos a coletar e 9,1% na carteira agregada do segmento. O crescimento foi impulsionado, principalmente, pelo aumento de vendas junto ao agronegócio e ao setor imobiliário. A inadimplência caiu 0,42 p.p.

“Os indicadores caracterizam os consórcios como importante modalidade de financiamento para aquisição de bens, assim como relevante instrumento de inclusão financeira”, afirma Rodrigo Monteiro, chefe adjunto do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias, do BC. “Se destacarmos algo a melhorar, seria o fato de metade daqueles que adquirem uma cota de consórcio desistirem antes de adquirir o bem desejado.”

Do total de contemplações em 2019, 49,8% eram créditos referenciados em automóveis, 35,8% em motocicletas e 6,3% de imóveis. Os demais tipos de bens respondiam por 8% das contemplações.

Cinco estados (SP, MG, PR, BA e RS) respondem por mais de metade (56%) dos consorciados ativos do Sistema de Consórcios. São Paulo e Minas Gerais ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar em quantidade de consorciados ativos desde 2009.

Imóveis

Nos consórcios de imóveis, as cotas ativas aumentaram 10,3%, sendo que a contemplação aumentou 1,6%. As regiões Sul e Sudeste concentraram 82% das cotas ativas de imóveis.

Automóveis

As cotas ativas no setor de automóveis cresceram 4,6%, sendo que as cotas contempladas tiveram aumento de 1,3%. Em cinco anos, a participação dos automóveis no Sistema de Consórcios passou de 41,8% para 49,5%.

Sobre consórcios

O Sistema de Consórcios se destina a propiciar o acesso de bens e serviços aos integrantes de grupos. O BC é o responsável pela normatização, pela autorização, pela supervisão e pelo controle das atividades do Sistema, com foco na eficiência e solidez das administradoras e no cumprimento da regulamentação.

1 comentário em “Números de consórcios contemplados aumentam 2,8% em 2019”

Os comentários estão encerrado.