Venda de móveis cresce no Brasil durante a pandemia


A pandemia do novo coronavírus mudou a configuração econômica do Brasil

 A pandemia do novo coronavírus mudou a configuração econômica do Brasil e do mundo. Em todos os lugares foi necessário começar a se adaptar a um novo modo de viver, o que, consequentemente, fez com que surgissem novas demandas.

Os donos de comércios online, por exemplo, viram suas vendas se multiplicarem. Da mesma maneira, com as pessoas passando mais tempo em casa, a venda de móveis em geral, utensílios domésticos, colchões e eletrodomésticos deu um salto. 

De tudo isso, uma lição que ficou para as empresas foi a de que o relacionamento virtual com os clientes veio para ficar. Utilizar redes sociais como Instagram, para mostrar seus produtos, e WattsApp, para contatá-los mais facilmente, ajudou muitas empresas. 

Mercado de móveis e marcenaria cresce

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE), somente no mês de junho desse ano, ápice da pandemia, a venda de móveis e eletrodomésticos teve um salto de 30%. 

Grande parte dessa evolução nas vendas se deve ao aumento expressivo dos negócios feitos online. Isso porque esse tipo de negociação teve uma alta que superou 50% durante os meses em que a quarentena vigorou com mais força. 

Marketing digital

Muitos empresários que mantinham o pé atrás quando se falava em marketing digital, agora tiveram que deixar a caverna e foram obrigados a investir. A utilização das redes sociais e outras formas de marketing fizeram com que as vendas explodissem. 

Esse resultado expressivo de vendas beneficiou não só o comércio, mas toda a cadeia produtiva que está por trás dos produtos negociados. Assim, por exemplo, um dos grandes beneficiados foram aqueles que atuam no ramo de marcenaria e consertos.

Novo normal

A pandemia fez com que muita gente mudasse de hábitos. Se o consumidor aprendeu a pesquisar mais e verificar as vantagens das compras online, o empresário também expandiu seus negócios para uma área que era um pouco negligenciada. 

O desafio para os dois lados, agora, é encontrar um ponto de equilíbrio, conforme as coisas forem voltando ao normal. A retomada econômica já começou, com um grande aprendizado.