A Gol ainda não informou como pretende e se irá honrar o pagamento da dívida que tem, de US$ 300 milhões, relativos a uma garantia dada pela Delta Airlines. A cobrança vence na segunda-feira e a companhia aérea não deu qualquer indício de que pretende pagá-la.
O que se sabe é que a Gol pretendia negociar essa dívida, para pagamento posterior. No entanto, até o momento nenhuma informação foi dada sobre isso e a empresa não quer comentar o pagamento ou não da dívida.
Risco de calote
Como o vencimento da dívida está cada vez mais próximo, bem como não haver informações sobre um acordo entre a companhia aérea e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Com um caixa extremamente apertado, em virtude da diminuição de viagens, a empresa S&P diminuir a classificação de risco da empresa, rebaixando-a. Isso acontece porque os analistas veem que é grande as chances de a Gol não pagar a dívida.
A Gol fala
O presidente da Gol, Paulo Kakinoff, afirma que tem negociado todo o passivo da empresa de forma constante. Apesar de ter tido uma queda de quase 10% no primeiro trimestre de 2020, a empresa ainda encerrou o período com R$ 3,3 bilhões de liquidez.
A ideia da companhia aérea é terminar o terceiro trimestre com liquidez de R$ 2,9 bilhões. Nesse valor, a empresa há leva em consideração a amortização dessa dívida.
Os resultados da pandemia
A Gol enfrenta muitas dificuldades desde o início da pandemia. O número de decolagens que era de 800 no início de março, chegou a ser de apenas 50, quando a crise chegou no seu ápice.
Apesar de os números de liquidez serem positivos, a empresa já reportou um prejuízo de quase R$ 2 bilhões no segundo semestre.
A esperança é que, com o afrouxamento das regras de quarentena, o turismo volte a se aquecer e o número de voos comece a aumentar. Sem isso, dificilmente a empresa conseguirá honrar todos os seus compromissos financeiros, que são muitos.