Powell deve começar a delinear a nova abordagem de política monetária do Fed


Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, deve começar na quinta-feira a definir a nova estratégia do banco central

O Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, deve começar na quinta-feira a definir a nova estratégia do banco central dos EUA para cumprir os seus objetivos de estabilidade de preços e pleno emprego.

A tão esperada revisão vem no meio de uma profunda crise econômica e apenas meses antes dos americanos votarem numa eleição disputada.

Com dezenas de milhões de pessoas desempregadas devido às consequências da pandemia do coronavírus, a campanha para as eleições presidenciais de 3 de novembro está avançando rapidamente.

Novo mundo

O Fed procura transformar completamente a forma como gere a política monetária para se adaptar a um mundo onde as taxas de juro, e a maior parte das métricas de inflação, são perpetuamente baixas.

O Fed de Kansas City dará início ao seu simpósio econômico anual na quinta-feira de manhã, um evento que é normalmente realizado no resort montanhês de Jackson Hole, em Wyoming. 

Este ano, contudo, ele será realizado virtualmente devido à pandemia. Após o evento desta semana e a reunião política de meados de setembro, os funcionários do Fed não se voltarão a reunir até ao dia seguinte às eleições.

Espera-se que Powell discuta os resultados da revisão do quadro de políticas do Fed, uma iniciativa que começou há quase dois anos.

Revista

A revisão é levada a efeito através de audiências públicas e investigação para explorar a forma como a política monetária deve ser adaptada a um ambiente de taxas de juro baixas. 

O seu discurso está previsto para as 10:10 desta manhã, horário de Brasília.

O chefe do Fed poderá apresentar um argumento para justificar por que razão uma inflação mais elevada a longo prazo pode ser positiva para a economia.

Alguns analistas, contudo, esperam que o discurso não entre em pormenores sobre a forma como o banco central planeja adotar esta abordagem.

“A essência principal da mensagem deve apontar para um desejo de subir a inflação mas não para políticas específicas para chegar lá”, Roberto Perli e Benson Durham da Cornerstone Macro escreveram numa nota a clientes na quarta-feira.