Vasco da Gama anuncia parceria para investimento em direitos de jogadores por criptoativos


Na noite de quinta-feira (05/11), o clube de futebol carioca Vasco da Gama anunciou, juntamente à empresa Mercado Bitcoin, uma inovadora parceria que permitirá o investimento em direitos econômicos de jogadores de futebol por meio de criptoativos representativos de ativos reais – os chamados tokens.

Durante uma live, o atual presidente do clube, Alexandre Campello, divulgou aos torcedores cruz-maltinos a nova idealização a ser colocada em prática, a qual permitirá que sejam compradas frações digitais de uma cesta de recebíveis ligados ao mecanismo de solidariedade da FIFA responsável por pagar os clubes de futebol nos quais os jogadores foram formados.

Inovação e participação da torcida

Campello não escondeu sua empolgação com a nova parceria, acreditando ser mais um pioneirismo do Club de Regatas Vasco da Gama. Na transmissão da live, afirmou que se trata de um dia muito feliz para todos os torcedores do clube, já que vê a atitude de vanguarda como grande fonte para angariar recursos para a instituição.

Acredita-se que o nome do token será escolhido pela própria torcida, sendo decidido por meio de uma enquete a ser realizada nas mídias sociais do Vasco, e que o lançamento oficial da campanha deverá ser ainda no ano de 2020, com definição prevista para as próximas semanas.

Funcionamento em prática da parceria

A saber, esse novo criptoativo funcionará por meio da representação de uma porcentagem sobre os valores das negociações envolvendo atletas formados nas categorias de base do Vasco da Gama.

O mecanismo de solidariedade da FIFA prevê que os clubes de futebol responsáveis pela formação de um jogador devem receber um percentual de suas futuras transações no decorrer de sua carreira, podendo variar conforme o tempo que o atleta passou na base do clube entre 0,25% a 5%.

Jogadores contemplados pela inovadora ideia

Dentre os atletas formados pela categoria de base do Vasco da Gama que possuem direitos econômicos à disposição desse tipo de investimento, existem desde jogadores que atuam no Brasil até alguns que se encontram em solo europeu, no auge de suas carreiras.

São eles: Philippe Coutinho, Douglas Luiz, Souza, Alex Teixeira, Paulinho, Evander, Allan, Luan, Marrony, Alan Kardec, Mateus Vital e Nathan.