A empresa Mastercard está testando na Ásia, um cartão de crédito que está sendo denominado como biométrico. Melhor explicando, o cartão de crédito dessa empresa usa uma impressão digital, para que sejam autorizadas as transações em terminais que são dos pagamentos em lojas. É uma iniciativa, criada em parceria com a empresa de segurança Idema e a fintech MatcMove.
A ideia é revolucionária e que oferecerá uma opção que seja segura á necessidade que é do titular do cartão de crédito da Mastercard, em oferecer um número que é o PIN ou uma assinatura, para que seja reduzido o contato do usuário com as máquinas que são de leitura do cartão, com todas as credenciais biométricas ficando armazenadas no chip do cartão de crédito.
Mais opções e maior segurança para os usuários
As transações sem um contato e com um cartão que é biométrico prometem mais segurança para os seus consumidores. O piloto desse projeto terá início no quarto trimestre de 2020 e em Singapura, com funcionários que são da Mastercard, da Idema e da fintech MatchMove, com eles utilizando os cartões com demonstrações ao vivo para os seus clientes.
O foco para isso no cartão de crédito é a mudança de comportamento que está sendo causada pela pandemia da COVID-19, devido a seis em cada dez consumidores, ao serem consultados em uma pesquisa, alegarem que, durante o desenvolvimento desse cartão, que está em testes, planejam usar o dinheiro que é vivo, com menos frequência.
Outros testes feitos anteriormente pela Mastercard
A empresa de cartões de crédito já tinha feito testes com um cartão de crédito com sensor de impressão digital, na África do Sul, no ano de 2017. Nessa mesma época, a Mastercard chegou a anunciar que havia planejado o lançamento que era global desse serviço até o final daquele ano, o que não aconteceu.
A Mastercard é uma empresa dos Estados Unidos e do setor de pagamentos, possuindo aproximadamente mais de 25.000,000 de clientes, que também são membros da Mastercard, Cirrus e Maestro em todo o mundo, atendendo a muitos consumidores e as pequenas ou grandes empresas em mais de 210 países e territórios.