Home Office e Coworking vieram para ficar


A pandemia do novo coronavírus fez o Brasil dar um passo importante no que se refere às condições de trabalho. O Home Office se tornou corriqueiro e parece que veio para ficar. A mesma coisa pode se dizer dos espaços de coworking. 

Isso porque o mercado começa a dar sinais de que os espaços tradicionais de escritórios podem migrar para ambientes menos opressivos. Algumas empresas de tecnologia já começaram a se desfazer completamente de seus escritórios. 

Office Pass

A Algar, quinta maior empresa de telecomunicações do Brasil, fechou 40 escritórios espalhados pelo país e os substituiu por uma assinatura feita para todos os funcionários. Quem saiu ganhando foi a Beer or Coffee, dona do Office Pass.

A Beer or Coffee tem um modelo de escritório como serviço que começa a ser adotado por muitas empresas. Hoje, eles já tem como clientes o Ifood, a Renault, o Banco Inter e diversas outras empresas de representação efetiva no país. 

A WeWork, que também atua com o mesmo tipo de serviço, viu o interesse das empresas crescer nos últimos tempos. Apenas no segundo trimestre, o número de companhias com mais de 50 mil funcionários passou a representar 50% da receita da empresa. 

Mais liberdade para o funcionário

A pandemia acelerou algo que era necessário no país. Agora as empresas estão optando por registrar escritórios e monitoras os momentos que o funcionário está trabalhando, de longe. Assim, também permitem que trabalhem em coworking, perto de suas casas. 

Esse estilo hibrido parece ser o futuro. Uma vez que isso é experimentado, tende a se tornar um importante fator para contratação e até mesmo para reter talentos. Mas o equilíbrio só deve ocorrer quando as coisas voltarem ao normal. 

Planos de coworking tiveram que mudar

As empresas que atuam com coworking já perceberam uma alteração na demanda que havia até pouco tempo atrás. Depois da pandemia foi possível perceber que aumentou a busca por usar o espaço em dias esporádicos.

Assim, além dos planos mensais, foi necessário abrir novos planos, com pagamentos por diárias, por exemplo, para conseguir clientes.