Investir no tesouro ainda é mais vantajoso que poupança


Quem tem algum dinheiro para investir está enfrentando dificuldades para encontrar uma boa maneira de alocar seu dinheiro. Em setembro, pela primeira vez desde 2002, os títulos públicos ligados à taxa Selic tiveram uma rentabilidade negativa.

Apesar disso, os especialistas garantem que essa ainda pode ser uma boa opção, comparada com outras. Os títulos do tesouro ainda seguem um pouco mais atrativos do que a caderneta de poupança, que tem apresentado rentabilidade irrisória. 

Diferenças entre investimentos

O tesouro Selic oferece, momento, um rendimento que gira em torno de 135% da Selic. Já a poupança tem oferecido aos investidores cerca da metade disso. Quem investe na poupança pode esperar receber apenas 70% da taxa básica.

Ou seja, investir na caderneta de poupança significa ter um ganho de cerca de 1,4% ao ano. Esse valor, na verdade, representa uma perda real do valor aplicado ao longo do tempo. Isso ocorre porque a rentabilidade é menor que a inflação. 

Riscos valem a pena

Segundo os especialistas, é preciso entender que os investimentos que não oscilam, também tendem a render muito pouco. Ou seja, quem espera ganhar mais dinheiro precisa estar disposto a enfrentar alguns riscos e oscilações. 

É preciso entender que, em alguns casos, a variação poderá, inclusive, ser negativa. Em longo prazo, no entanto, a tendência é que estes investimentos se recuperem. Ou seja, o ideal para quem quer investir no tesouro Selic é resgatar após 6 meses. 

Investidores estavam preocupados

Dois pontos podem ser apontados como motivação para uma menor rentabilidade do tesouro em setembro. O primeiro deles tem a ver com a cobrança dos investidores, que desejavam receber mais do que apenas os juros Selic. 

O segundo ponto está relacionado com a desconfiança que se abateu sobre o país. Alguns atos do governo fizeram os investidores desconfiar da capacidade brasileira de pagar suas dívidas. 

Diante de todo esse cenário, no entanto, o Tesouro Selic continua como boa opção de investimento em longo prazo. Para quem quer sacar o dinheiro em menos tempo, o ideal é utilizar o CDI, com renda diária.