Varejistas se antecipam a temporada de vendas, temendo gargalos nos despachos


A pandemia do coronavírus está virando de cabeça para baixo a forma como os consumidores americanos fazem compras.

A pandemia do coronavírus está virando de cabeça para baixo a forma como os consumidores americanos fazem compras. A temporada de feriados deste ano não será uma exceção, desafiando varejistas a correrem atrás de soluções.

Neste espírito, os principais varejistas e despachantes dos Estados Unidos estão antecipando suas temporadas de vendas de inverno.

Correndo contra o relógio

Empresas como Target, Best Buy e Kohl’s adiantaram o calendário de promoções das férias de inverno para outubro. 

Também o titã Walmart anunciou medidas similares, como o fechamento de lojas no Dia de Ação de Graças. Ainda, a cadeia de lojas planeja evitar aglomerações típicas da Black Friday, a qual marca a abertura da temporada.

Michelle Gass, a CEO da Kohl’s, declarou na terça-feira (18) que, em meio a uma “temporada de feriados como nenhuma outra”, o mais importante é enfatizar categorias de produtos com boa performance durante a quarentena. 

Exemplos incluem vestuário, utilidades essenciais do lar e brinquedos infantis.

Já o CEO da Target, Brian Cornell, disse na quarta-feira (19) que a companhia irá dar destaque para entrega no mesmo dia, disponibilizando a comodidade a uma série de novos produtos.

Num momento que classifica como “época festiva muito diferente”, a ênfase dada a entregas no mesmo dia acaba tirando um pouco de pressão sobre grandes empresas de entrega como United Parcel Service e FedEx.

Isso porque tais entregas super-rápidas são realizadas por entregadores de “bico” que trabalham para companhias como Shipt, DoorDash e Postmates.

Expectativas de mercado

Em antecipação aos dados da Federação Nacional do Varejo (NRF) sobre a perspectiva de fim de ano, um fornecedor anônimo declarou à mídia americana que a cadeia aguarda uma queda de 30% no consumo durante os feriados.

Analistas do mercado financeiro estão de olho na movimentação, antecipando alocações mais lucrativas.

“Será interessante ver se as lojas sequer terão promoções na Black Friday ou se estarão abertas na Black Friday”, disse Randy Hare, gestor de carteira do Huntington Private Bank. 

O analista afirmou que está “começando a pensar em como queremos estar posicionados para a época dos feriados”.