BNDES deve investir R$ 8,5 bilhões em economia sustentável


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve usar debêntures iniciadas para apoiar projetos sustentáveis. O foco serão aquelas empresas que atuam na chamada economia verde. 

A instituição pretende subscrever o valor em debêntures voltados pra infraestrutura e sustentáveis, principalmente contando com incentivos fiscais do imposto de renda. O BNDES sustentará a operação com estruturações de carteira que estão em andamento. 

Debêntures serão o futuro

Segundo Petrônio Cançado, diretor de crédito e garantias do BNDES, o banco deve atuar cada vez mais via debêntures. Ele afirmou ainda que a situação foi facilitada por um decreto federal que foi editado nesse ano.

Em 05 de junho de 2020, foi publicado o decreto nº 10.387, que estendeu o benefício tributário das debêntures de infraestrutura também para a economia sustentável. Com isso, o banco pretende apoiar novos projetos.

O que vem por aí

Com a ampliação do benefício, o BNDES pretende investir, por exemplo, em projetos de energia renovável, via debêntures. Assim, a geração de energia solar e eólica são empreendimentos visados, diante de suas representatividades. 

Além de serem mais alinhados com as politicas econômicas mais modernas, os dois segmentos também contam com impactos sociais relevantes. É o mesmo caso do saneamento básico, por exemplo. 

Como o crédito chegará?

Segundo Cançado, o BNDES irá continuar a trabalhar da mesma maneira de antes. O credito tradicional, pela linha Finem, será mantido, e a parte de debêntures será aquela que eventualmente couber no projeto.

Ele salienta que, apesar das novas possibilidades, nem todos os projetos possibilitam a emissão de debêntures. Por isso o Banco pretende analisar qual o percentual de debêntures que poderá ser direcionado para cada projeto, de maneira individual. 

Importância do BNDES

Logo que Jair Bolsonaro assumiu a presidência da república, as críticas ao BNDES era absurdamente graves. Com o passar do tempo, entretanto, parece que o governo federal entendeu a importância de seu maior banco de fomento.

Em um momento de crise econômica global, o BNDES tem atuado de forma muito importante, possibilitando investimentos e crescimento de empresas e da economia.