Trabalhadores tem medo de precisar competir com mais qualificados


A pandemia do novo coronavírus criou uma onda de desempregados e uma outra, mais contida.

A pandemia do novo coronavírus criou uma onda de desempregados e uma outra, mais contida, daqueles que temem perder seus empregos a qualquer momento. Com isso, vêm o medo e as preocupações com futuro, inclusive de como conseguir novos empregos. 

A Robert Half, uma empresa especializada em recrutamento, divulgou dados de uma pesquisa a qual mostra que 86% dos entrevistados acreditam que, no futuro, precisarão concorrer com candidatos que são mais qualificados. 

Apesar disso, 90% deles dizem estar preparados para enfrentar essa difícil competição. 

Outros dados da pesquisa

Uma das perguntas feitas na pesquisa era se os trabalhadores aceitariam trabalhos temporários, ou seja, apenas por projetos. A resposta surpreendeu, pois 95% dos ouvidos disse sim, o que demonstra a alta necessidade de esses profissionais se realocarem. 

Os profissionais que ainda estão empregados têm aumentado o medo de perder o emprego. 40% deles se manifestou nesse sentido. 

Problemas para manter-se em um emprego

A pesquisa também avaliou as dificuldades que os profissionais enfrentam após conseguir um novo emprego. Entre as dificuldades apontadas por eles, a pressão para manter a evolução da qualificação e por resultados obteve 51% das respostas. 

Outros problemas citados foram a evolução de comportamento (10%), relacionamento com gestores (15%), relacionamento com colegas de trabalho (6%). Além disso, 19% citou outros problemas. 

Autoavaliação falha

Fernando Mantovani, diretor da Robert Half, acredita que um grande problema daqueles que procuram emprego pode ser uma autoavaliação falha. Como muitos foram demitidos em meio à crise, talvez fique a impressão que, com a retomada, seja fácil retornar.

O fato é que, muitas vezes o profissional é menos qualificado do que realmente acredita ser. Em um mundo tão dinâmico como o atual, cada vez mais profissionais chegam ao mercado com uma carga de qualificação maior, por isso a concorrência é grande. 

A competitividade do mercado tende a crescer nos próximos anos, então, quem não está trabalhando agora deveria se preocupar em aumentar sua qualificação, para que, em uma disputa, consiga se sobressair. 

Avaliar suas habilidades e entender o que o mercado tem buscado é fundamental.