Governo Federal economiza R$ 1 bilhão com Home Office


Quando a pandemia da covid-19 começou, uma das primeiras coisas que as empresas e o governo tiveram que fazer foi se adaptar ao trabalho remoto

Quando a pandemia da covid-19 começou, uma das primeiras coisas que as empresas e o governo tiveram que fazer foi se adaptar ao trabalho remoto. Com isso, o home office, que antes era pouco utilizado, tornou-se padrão em muitos lugares.

Para o governo federal a situação não foi diferente. Com instalações gigantescas, o governo percebeu que pode economizar mantendo seus servidores trabalhado à distância. Com isso, as chances de o pós-pandemia manter o ritmo são grandes. 

Os números

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia, nos cinco meses em que o país enfrenta a pandemia, desde março, houve uma economia de R$  859 milhões, apenas com gastos de custeio correntes para manutenção dos prédios públicos.

Outros R$ 161 milhões foram economizados com o não pagamento de auxílios a servidores, como o auxílio-transporte. 

Os motivos para a economia

O Ministério da Economia informou que muitos dos servidores estão em teletrabalho desde o início da pandemia. Por isso, foram observados menos gasto com passagens aéreas, energia elétrica, água e esgoto e também com locomoção e cópia de documentos. 

Assim, os recursos que foram economizados podem ser reinvestidos em outras áreas e acabar revertidos para melhor atendimento da população. 

Novas regulamentações

Já em julho o Ministério havia publicado novas orientações, que permitiam aos chefes máximos de cada órgão implementar o teletrabalho da maneira que preferissem. Não é uma imposição, mas agora ficou mais fácil implementar o home office. 

Após a pandemia, muita gente deve voltar aos trabalhos presenciais, em virtude, principalmente, das necessidades que seus trabalhos específicos apresentam. No entanto, uma outra boa parte deverá permanecer em trabalho, quiçá, para sempre. 

Servidores se adaptam

As novas regras que envolvem o teletrabalho pretendem tornar menos burocrática a implementação do programa. Como tudo aconteceu muito rápido, sequer houve tempo de se pensar em como os servidores poderiam lidar com a novidade. 

Muita gente teve que encontrar soluções para internet, computadores, mesas e cadeiras que não tinha de forma adequada para o trabalho. O governo não auxiliou em nada, mas os servidores conseguiram se adaptar com esforço.